page view

Aeroporto da Madeira condicionado devido à depressão Therese

Até às 17h00, seis aviões tinham divergido para outros aeroportos.

19 de março de 2026 às 17:34

 Pelo menos 19 voos foram cancelados esta quinta-feira no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e seis aviões divergiram devido ao mau tempo que afeta o arquipélago, na sequência da passagem da depressão Therese.

De acordo com informação disponível no 'site' da ANA -- Aeroportos de Portugal, a operação decorreu com normalidade no período da manhã, mas passou a estar condicionada a partir das 12h30, com registo de dez chegadas e nove partidas canceladas.

Até às 17h00, seis aviões tinham divergido para outros aeroportos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para as zonas montanhosas do arquipélago da Madeira para a situação do vento e também emitiu aviso amarelo para várias regiões do arquipélago por causa do vento forte, agitação marítima, precipitação e queda de neve acima dos 1.200 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo (o menos grave) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já o Serviço Regional de Proteção Civil alertou para o agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de esta quinta-feira e até, pelo menos, sexta-feira, com aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada na costa norte, costa sul e nas regiões montanhosas na ilha da Madeira e também no Porto Santo.

Está prevista precipitação de neve acima dos 1200 metros de altitude.

O vento será forte do quadrante oeste, com rajadas até 70 quilómetros/hora e até 90 quilómetros nas terras altas, a aumentar temporariamente para rajadas que podem atingir os 110/120 quilómetros/hora.

Em relação ao estado do mar, a previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros na costa norte e no Porto Santo, bem como na zona oeste da Madeira.

O Serviço Regional de Proteção Civil recomenda à população que adote comportamentos adequados às condições meteorológicas, nomeadamente evitando deslocações desnecessárias ou para zonas afetadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8