A chuva caiu de forma intensa este domingo e segunda-feira e provocou inundações, em várias zonas do Algarve.
Em Quarteira, os moradores relataram 15 minutos de precipitação forte e os prejuízos ainda estão por contabilizar. Na Rua Vasco da Gama uma garagem ficou alagada, tendo ficado submerso um veículo no seu interior.
Durante a tarde deste domingo foram vários os pedidos de socorro devido às cheias. Os moradores garantem que as inundações são frequentes nesta altura do ano, e queixam-se da falta de limpeza dos esgotos.
Uma
casa em ruínas sofreu também uma derrocada, no centro histórico de Faro. O edifício está em risco de cair há oito anos, de acordo com moradores.
Já esta segunda-feira, continuam a registar-se inundações em lojas e derrocadas de vários edifícios devolutos em Faro.
Várias salas de aulas da universidade de Faro, assim como o exterior, encontram-se alagados, e, por esse motivo, durante esta segunda-feira o estabelecimento de ensino não se encontra a funcionar.
Em Alcoutim, vários carros foram alagados pela água.
As previsões apontam para a continuação do mau tempo durante esta segunda-feira, em especial nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, que estão sob aviso amarelo.
Faro é o distrito onde se esperam condições meteorológicas mais adversas, com precipitação e chuva até às 15h00 desta segunda-feira e aviso amarelo para vento até às 18h00. Esperam-se, nestes intervalos, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h.
Em Beja e Setúbal, o aviso amarelo vigora até às 15h00.
Face às previsões, a Proteção Civil avisa que podem ocorrer inundações em zonas urbanas.