Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Concelho de Castro Marim no Algarve em risco máximo de incêndio este domingo

Concelhos algarvios de Tavira, Alcoutim e São Brás de Alportel apresentam um risco muito elevado.
Lusa 28 de Julho de 2019 às 09:42
Bombeiros no combate às chamas
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros combatem incêndio
Bombeiros no combate às chamas
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros combatem incêndio
Bombeiros no combate às chamas
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros
Bombeiros combatem incêndio
O concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, é este domingo o único do país a apresentar um risco máximo de incêndio, dia em há uma subida das temperaturas máximas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a página da internet do IPMA, os concelhos algarvios de Tavira, Alcoutim e São Brás de Alportel apresentam um risco muito elevado assim como outros 12 concelhos do interior norte.

Tabuaço e Penedono (concelho de Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Mêda, Trancoso, Guarda, Almeida, Sabugal (Guarda), Penamacor, Idanha a Nova e Castelo Branco (Castelo Branco) encontram-se com risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente a subida da temperatura máxima, em especial no interior, com vento moderado a forte no litoral e terras altas.

O céu apresenta-se pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste. O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Raso durante a tarde.

Já nas terras altas, o vento será moderado (20 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) até meio da manhã e a partir do final da tarde, rodando gradualmente para o quadrante oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda, Viseu e Bragança) e os 17 (em Faro, Lisboa e Setúbal) e as máximas entre os 32 (em Évora), os 31 em Castelo Branco e Beja, e os 30 (em Santarém e Setúbal).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)