page view

Dez minutos de chuva forte provocam caos na Grande Lisboa

Mulher internada no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, depois de ser arrastada pela corrente em Tercena, Oeiras.

29 de outubro de 2025 às 01:30

Bastaram dez minutos de chuva forte para provocar o caos, esta terça-feira, em vários locais da Grande Lisboa.

Para esta quarta-feira, há quatro distritos (Faro, Beja, Setúbal e Évora) sob aviso laranja devido ao mau tempo.

A chuva começou a cair com intensidade a partir das 14h00, mas foi depois das 16h00 que a situação ficou mais complicada com chuva forte.

Os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que no concelho de Sintra, entre as 16 e as 17h00 choveram 25,9 litros por metro quadrado.

Rapidamente as ruas transformaram-se em rios apanhando de surpresa os condutores. A situação que criou maior preocupação ocorreu na Rotunda das Seleções, em Tercena (Oeiras), com os bombeiros a terem de retirar as pessoas dos veículos imobilizados.

A força das águas levou a que uma mulher fosse arrastada pela corrente, segundo explicou o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. Inanimada, viria a ser assistida pelos bombeiros de Barcarena e transportada para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, onde foi internada com ferimentos ligeiros.

Embora a situação mais complicada tenha ocorrido no concelho de Oeiras, Isaltino Morais ressalvou que os problemas verificados em Tercena são originados por águas provenientes de Massamá, que não cabem na conduta que escoa para a ribeira de Barcarena.

Nesse sentido, o autarca defendeu que a obra a ser realizada no valor de oito milhões de euros, devia ser também comparticipada pelo município vizinho de Sintra.

Almada, Cascais, Odivelas ou Alpiarça foram ainda outros concelhos afetados pelo mau tempo. A nível nacional ao início da noite de terça-feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicou 755 ocorrências, a maior parte na Grande Lisboa, sendo as inundações e queda de árvores os casos mais frequentes.

Nas operações de resolução das ocorrências estiveram envolvidos 2041 operacionais apoiados por 658 viaturas terrestres.

Em Lisboa, a circulação automóvel ficou caótica, em particular na área do túnel do Campo Pequeno que só viria a ser reaberto pelas 18h15. Loures foi outro dos concelhos visados com inundações em habitações do Bairro de São Francisco, em Camarate. Também em Frielas há registo de estradas alagadas.

A Proteção Civil alerta que para os próximos dias permanece a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8