Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Ilhas de Flores e Corvo em aviso vermelho com ventos a atingirem 140 km/h

Precipitação forte acompanhada de trovoadas e vento forte nos Açores.
Lusa 3 de Dezembro de 2018 às 11:56
Vento
Chuva e vento
Chuva
Vento
Chuva e vento
Chuva
Vento
Chuva e vento
Chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira em aviso vermelho o grupo ocidental dos Açores - ilhas das Flores e do Corvo - devido a ventos que deverão atingir os 140 km/h.

Em nota enviada à imprensa, o instituto diz que a depressão Etienne, que atravessa esta segunda-feira o arquipélago, trará às Flores e ao Corvo "precipitação forte acompanhada de trovoadas", vento forte com rajadas que se "irão intensificando, podendo atingir os 140 km/h durante a tarde" e "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura".

Para as duas ilhas do grupo ocidental foi emitido até às 20h00 desta segunda-feira o aviso vermelho devido ao vento.

O aviso vermelho é o quarto e mais elevado aviso meteorológico e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

A depressão Etienne, sinaliza o IPMA, deverá estar pelas 12h00 desta segunda-feira (hora local, menos uma que em Lisboa) a 120 quilómetros a norte da ilha das Flores, deslocando-se para este-nordeste.

Para o grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge), diz o IPMA, deverá ter esta segunda-feira "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com vento com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas poderão atingir os oito metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne", com "precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoadas e vento com rajadas da ordem dos 90 km/h".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)