Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Madeira reabre 18 dos 31 percursos pedestres que estavam encerrados devido ao mau tempo

Mau tempo provocou 95 desalojados, levou ao encerramento da atividade letiva na terça-feira e condicionou o movimento no aeroporto da Madeira.
Lusa 9 de Junho de 2023 às 14:13
Mau tempo na Madeira
Mau tempo na Madeira FOTO: CMTV
Dezoito dos 31 percursos pedestres recomendados do arquipélago da Madeira, que foram encerrados devido ao mau tempo, já estão transitáveis, indicou esta sexta-feira o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, adiantando que a segurança continua a ser avaliada no terreno.

"Atendendo que os percursos pedestres classificados se inserem em áreas sujeitas a uma forte pressão climática e consequente erosão natural, alertamos para a sua precaução aquando da realização dos mesmos", refere a instituição em comunicado.

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza mantém encerrados ainda 13 percursos recomendados, em vários pontos da ilha da Madeira, nomeadamente a vereda do Areeiro, a vereda da Ilha, a vereda da Encumeada, a vereda do Urzal, a vereda do Burro, o Caminho Real do Monte, a levada do Barreiro, a levada das 25 Fontes, a levada do Moinho, a levada do Furado, o Caminho Real da Encumeada, a vereda da Ribeira da Janela e o Caminho Real do Paul do Mar.

A estrada florestal que liga a Eira do Serrado ao Pico do Areeiro, nas serras sobranceiras ao Funchal, também continua encerrada.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estiveram sob aviso vermelho entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira, devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O mau tempo provocou 95 desalojados, levou ao encerramento da atividade letiva na terça-feira e de diversos serviços públicos e privados e condicionou o movimento no aeroporto da Madeira, com o cancelamento de dezenas de voos, tendo afetado milhares de passageiros.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira reportou mais de 160 ocorrências, sobretudo relacionadas com deslizamentos, quedas de árvores e inundações, que mobilizaram 168 meios e 436 operacionais.

Madeira Instituto das Florestas e Conservação da Natureza ambiente natureza meteorologia
Ver comentários
C-Studio