Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Poeiras de África estão de volta e termómetros atingem os 40ºC

Em Portugal, tal como no resto da Europa ocidental, é já a terceira vez este ano, tendo sindo a primeira em março e a última em maio.
Correio da Manhã 15 de Junho de 2022 às 17:10
A carregar o vídeo ...
Poeiras de África estão de volta e termómetros atingem os 40ºC

A massa de ar quente proveniente da deslocação da depressão extratropical ‘Alex’  a partir do Norte de África, que fez subir os termómetros em Portugal até aos 40 graus, está a trazer também as poeiras proveniente do continente.

A elevada concentração de micro partículas de areia em suspensão na atmosfera já não são novidade e deixam novamente sob aviso quem sofre de doenças respiratórias.

Em Portugal, tal como no resto da Europa ocidental, é já a terceira vez este ano, tendo sindo a primeira em março e a última em maio, provenientes do deserto do Saara. Na altura, a Direção-Geral da Saúde (DGS) chegou a emitir um alerta para que a população permanecesse em casa, de janelas fechadas, evitando também atividades físicas no exterior.

Períodos de seca e aumento da desertificação fazem aumentar a probabilidade de fenómenos destes, que fazem diminuir a qualidade do ar nas regiões afetadas, sobretudo no caso de as nuvens de poeira passarem a baixa altitude.

Depois das altas temperaturas sentidas nos últimos dias em Portugal Continental, onde em algumas localidades os termómetros chegaram perto do 40 graus Celsius (ºC) no interior centro e sul do país, a chuva também regressou em força mas o calor não vai embora. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir desta quarta-feira começa a chover em Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda e Portalegre. 



Alex Norte de África Portugal Europa meteorologia saúde
Ver comentários
}