A vaga de frio que atinge o território do continente, associada ao vento e chuva, deverá continuar até domingo, devido à deslocação de uma massa de ar polar proveniente do Norte da Europa.
Há também a previsão de trovoada e de queda de granizo. Esta quinta-feira, as regiões do Norte e Centro foram as mais afetadas pela chuva, vento forte (a rajada mais forte foi de 107 km/h na serra de Fóia, Monchique) e queda de neve. Houve ainda dezenas de árvores derrubadas e estradas cortadas devido à neve e pequenas inundações.
O dia de sexta-feira fica também marcado pelo mau tempo. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um alerta para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas e queda de árvores.
As autoridades recomendam a prática de uma condução defensiva, com especial atenção para a acumulação de neve e formação de lençóis de água. indicando que os sistemas de escoamento das águas pluviais devem ser desobstruídos.
A forte agitação marítima que marcou o dia de quinta-feira, com ondas de 15 metros de altura, deverá ser menos intensa nesta sexta-feira. Mesmo assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mantém sob aviso amarelo todo o Litoral, desaconselhando a realização de passeios à beira mar e a prática de desportos náuticos.
Sob aviso amarelo estão os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real, mas devido à queda de neve nas terras altas. É no interior que se farão sentir as temperaturas mais baixas. Na Serra da Estrela a previsão da temperatura mínima para este sábado é de oito graus negativos e a máxima não deverá subir acima dos dois graus negativos.
No resto do País a temperatura mínima prevista é de quatro graus no Porto, dois em Coimbra, três em Beja, sete em Faro e oito em Lisboa. Na Guarda, a mínima prevista é de um grau abaixo de zero. Para domingo as previsões apontam para uma ligeira subida da temperatura.