Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Temperatura cai 10 graus depois de calor abrasador no fim de semana

Poeiras vindas do Norte de África afetam Centro e Sul.
Rui Pando Gomes 11 de Julho de 2021 às 01:30
Dia de calor em Braga
Dia de calor em Braga FOTO: Lusa
Depois de dois dias de calor abrasador, com temperaturas a ultrapassarem os 40 graus em alguns distritos do País, o tempo vai mudar nos próximos dias. Segundo o CM apurou junto de fonte do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), durante segunda-feira e terça-feira as temperaturas vão descer cerca de 10 graus.

Na zona Norte poderão mesmo cair alguns chuviscos. "Vai existir uma descida significativa das temperaturas, tanto da mínima como da máxima, devido a uma massa de ar frio que vai afetar o País", explicou ao CM o meteorologista do IPMA Ricardo Tavares, que antecipa o regresso do tempo quente já para o próximo fim de semana.

Este sábado, o local mais quente do País foi Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, com 42,9 graus. Évora e Beja foram os distritos onde foram sentidas as temperaturas máximas mais altas, com 41,5 e 40,7 graus, respetivamente. Lisboa registou 37,1 e Faro 32,5 graus, tendo o distrito do Porto sido aquele que teve a temperatura mais baixa, a rondar os 29 graus. As poeiras em suspensão vindas do Norte de África vão afetar as zonas Centro e Sul até segunda-feira.

Este domingo as temperaturas ainda rondarão os 40 graus nalguns distritos do país nomeadamente Évora e Beja com 40 graus e Castelo Branco a chegar aos 39. O IPMA colocou cinco distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente: Castelo Branco, Évora, Guarda, Beja, Portalegre.
País Instituto Português do Mar e Atmosfera IPMA meteorologia ambiente política autoridades locais
Ver comentários
}