Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Temperaturas na primeira semana de setembro vão atingir os 40 graus

IPMA emitiu aviso amarelo para dez distritos do continente.
Miguel Balança 1 de Setembro de 2019 às 11:04
Tempo quente
Calor
Calor
Tempo
Tempo quente
Calor
Calor
Tempo
Tempo quente
Calor
Calor
Tempo
O início do mês de setembro vai ser quente e os termómetros deverão aproximar-se dos 40 graus já esta segunda-feira. A persistência de valores elevados da temperatura máxima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar dez distritos do continente sob aviso amarelo até terça-feira.

O aviso do IPMA devido ao tempo quente vigora entre as 12h00 de segunda-feira e as 10h00 desta terça-feira, nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo. O aumento da temperatura, sentido em especial no Litoral Oeste, traduz-se numa variação dos valores máximos entre 30 e 35° C na generalidade do território, oscilando entre 35 e 40° C em alguns locais do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa.

Évora regista este domingo o máximo previsto para o continente: 36° C. O distrito do Porto não passa dos 25° C e Lisboa dos 30° C. Santarém regista o máximo previsto para o dia de segunda-feira no continente, 38° C. A previsão aponta para uma subida na ordem dos 5 graus em Lisboa e Porto, que deverão chegar aos 35 e 30° C, respetivamente.

Na terça-feira, o distrito de Santarém deverá atingir os 40° C de máxima, temperatura recorde no continente. Os distritos de Lisboa, com 36° C, e Porto, com 31° C, sobem um grau em relação ao dia anterior.

Um anticiclone, localizado a noroeste dos Açores, justifica um início de setembro quente, ainda que a tendência revele uma pequena descida dos valores no final da semana.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)