Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Tempestade Gabriel traz chuva e neve a Portugal

Previstos sete graus negativos na Serra da Estrela.
João Saramago 29 de Janeiro de 2019 às 01:30
Tempestade ‘Gabriel’ traz chuva e neve a Portugal
Frio
Frio
Frio
Tempestade ‘Gabriel’ traz chuva e neve a Portugal
Frio
Frio
Frio
Tempestade ‘Gabriel’ traz chuva e neve a Portugal
Frio
Frio
Frio
A tempestade ‘Gabriel’ vai atingir esta terça-feira Portugal Continental, com maior intensidade no Norte do país. As temperaturas vão cair para valores na ordem dos sete graus negativos na Serra da Estrela. Há também a previsão de chuva, em especial no Norte e Centro. A precipitação será na forma de neve nas terras altas acima dos 1200 metros, descendo a cota para os 1000 metros na região Norte, ao final do dia desta terça-feira.

Associado ao frio e à chuva está o vento forte, com rajadas até 65km/H no litoral oeste, e até 85 km/H nas terras altas. Na Europa a tempestade irá atingir com maior intensidade a região da Bretanha (França).

Apesar da influência da tempestade ‘Gabriel’ no Continente, a chuva será fraca no Sul do país, região que já se encontra exposta a seca fraca. Fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera avançou que em "dezembro e janeiro houve valores de precipitação abaixo do normal. Dezembro já foi bastante abaixo, sobretudo nas regiões do Sul, e agora em janeiro agravou-se essa situação".

Para quarta-feira, as previsões indicam um agravamento do estado do tempo a partir da tarde, com ocorrência no Norte e Centro de chuva forte e possibilidade da neve atingir os 800 metros de altitude. Na próxima madrugada a mínima prevista é de cinco graus em Coimbra, seis no Porto e nove em Lisboa e Faro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)