Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Vento e estado do mar deixam grupos ocidental e central dos Açores sob aviso amarelo

Distritos de Vila Real, Viseu e Coimbra também estão sob aviso amarelo.
Lusa 11 de Outubro de 2018 às 09:44
Chuva e vento previstos para este sábado
Vento
Mar agitado
Mar agitado
Chuva e vento previstos para este sábado
Vento
Mar agitado
Mar agitado
Chuva e vento previstos para este sábado
Vento
Mar agitado
Mar agitado
Os grupos central e ocidental dos Açores estão sob aviso amarelo até ao final do dia desta quinta-feira devido à previsão de agitação marítima e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As ilhas do Corvo e Flores (grupo ocidental) e Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira (grupo central) estão sob aviso amarelo desde as 03h00 desta quinta-feira e até ao final do dia devido à agitação marítima e ao vento forte.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Na quarta-feira, a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertaram para a forte possibilidade de agravamento do estado do tempo e do mar hoje e sexta-feira.

Em comunicado, as capitanias adiantam que no que diz respeito à agitação marítima, estão previstas ondas com altura significativa entre os 4 e os 6 metros.

Por isso, recomendam à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as suas embarcações.

A população em geral deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

O IPMA colocou também esta quinta-feira , até às 12h00, sob aviso amarelo o arquipélago da Madeira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.

No continente, os distritos de Vila Real, Viseu e Coimbra também estão sob aviso amarelo até às 09h00 de hoje por causa da chuva, que pode ser forte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)