O director clínico para os cuidados hospitalares da ULS Nordeste, Domingos Fernandes, confirmou hoje à Lusa que o concurso deverá ser aberto "na próxima semana" e espera que o processo "seja célere", com a concretização das novas contratações "ainda durante o verão".
A ULS do Nordeste, que agrega os três hospitais do distrito (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela), tem um quadro médico "muito carenciado e algo envelhecido", como disse à Lusa o director clínico, o que se traduz em dificuldades na prestação de cuidados, apesar "do grande esforço dos profissionais".
A atracção de médicos para o interior do país tem sido um dos principais constrangimentos na Saúde, que o director clínico espera não se venha a reflectir neste concurso, acreditando que "uma grande parte das vagas vai ser ocupada".
O reforço pretendido com o novo concurso público irá "melhorar a qualidade e resposta e aliviar muitas horas de trabalho" aos profissionais em exercício nas unidades hospitalares da região.
A especialidade com maior número de vagas a concurso é Medicina Interna, com seis, seguindo-se Anestesiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, com cinco, e Psiquiatria, Gastrenterologia e Ortopedia, com duas.
Com um lugar disponível em cada especialidade encontram-se as novas Anatomia Patológica e Dermatologia, Cardiologia, Medicina Física e de Reabilitação, Nefrologia, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Radiologia.
A ULS do Nordeste foi criada há um ano e passou a gerir todos os hospitais e centros de saúde da região.