Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

112 não atendeu chamada urgente

Um homem de 37 anos perdeu a vida, ontem de manhã, quando o BMW que conduzia embateu violentamente na traseira de um camião carregado de areia na A7, pouco antes da saída de Seide, em Vila Nova de Famalicão. Eram 10h45.
15 de Julho de 2009 às 00:30
José Silva foi socorrido pelos bombeiros famalicenses
José Silva foi socorrido pelos bombeiros famalicenses FOTO: D.R.

No local vários automobilistas tentavam sem sucesso pedir ajuda através do número de emergência nacional, o 112. A equipa de reportagem do CM chegou ao local do embate poucos segundos após o trágico acidente e durante três minutos esperou, em vão, que alguém atendesse o 112. Sem resposta, ligámos directamente para os bombeiros famalicenses que, de imediato, se deslocaram ao local, tendo sido a ambulância desta corporação a primeira a chegar ao sinistro.

Os bombeiros retiraram do carro José Miguel Coelho Guimarães, que ainda respirava, e dentro da ambulância realizaram todas as manobras de salvamento à vítima – que estava em paragem cardior-respiratória – até à chegada da VMER do INEM. Cerca de cinco minutos depois, chegaram ao local os bombeiros voluntários de Famalicão, accionados pelo INEM, e só alguns minutos depois a equipa da VMER.

O condutor, residente em Guimarães, acabou por não resistir aos ferimentos e morreu. Ao que o CM apurou, pelo facto de a corporação dos famalicenses não ter sido accionada pelo CODU, apesar de ter sido a primeira a chegar ao local, o serviço não será pago a esta corporação. "Não nos atribuíram o verbete porque não nos chamaram. Será mais um caso em que não seremos ressarcidos, mas o mais grave é a morte", disse ao CM o comandante dos famalicenses que admite que situações destas acontecem com alguma frequência.

Ao CM, o gabinete de comunicação do INEM refutou as críticas relativas ao atraso na chegada do socorro e disse que o pagamento do serviço poderá ser avaliado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)