Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

125 casos de tráfico de seres humanos em 2012

Foram identificados 125 casos de possíveis vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal e referentes a portugueses no estrangeiro, durante 2012.
24 de Maio de 2013 às 12:48

O Observatório de Tráfico de Seres Humanos divulgou esta sexta-feira o relatório anual sobre as vítimas de tráfico humano em Portugal e relativas a portugueses no estrangeiro.

Foram assinalados 125 casos, a maior parte referentes a vítimas de crimes de exploração para fins laborais em Portugal ou relativas a portugueses no estrangeiro.

Do total de situações registadas, 81 ocorreram em Portugal (sobre cidadãos portugueses e estrangeiros) e 44 no estrangeiro (apenas cidadãos portugueses). A maioria dos crimes ocorridos dizem respeito à exploração laboral, como a prática de furtos ou mendicidade, logo seguidos pela exploração com fins sexuais.

Quanto às vítimas menores de idade, foram assinalados 36 casos envolvendo crianças e jovens desde o primeiro ano de idade, até aos 17. A maioria destas vítimas são do sexo masculino e trata-se de crimes com vista à exploração laboral.

No que toca ao tráfico para fins sexuais, o Observatório de Tráfico de Seres Humanos indica 25 vítimas, sendo a quase totalidade do sexo feminino e de nacionalidade estrangeira. Houve já a confirmação de quatro casos em Portugal, estando os restantes por investigar. 

Grande parte das vítimas em território nacional são de nacionalidade estrangeira, tanto em idade adulta, como em relação às vítimas menores.  

No estrangeiro foram identificados 44 portugueses que seriam possíveis vítimas de tráfico humano, apenas 3 casos foram confirmados, todos por exploração laboral em Espanha. No país vizinho foram ainda sinalizadas outras seis situações que não se confirmaram. As restantes 35 sinalizações no estrangeiro ocorreram na Alemanha e encontram-se ainda em investigação.

Apesar de o relatório divulgado realçar que o tráfico de seres humanos acontece em todo o País, os distritos de Setúbal, com 31 casos, e Lisboa, com 19, são as áreas mais preocupantes para as autoridades.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)