Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

1/3 dos professores sem certificado para corrigir exames da Cambridge

Fenprof refere que o IAVE convocou os professores ainda sem certificação.
23 de Abril de 2015 às 20:43
Dirigente sindical da Fenprof Anabela Sotaia
Dirigente sindical da Fenprof Anabela Sotaia FOTO: Jorge Paula

A Fenprof adiantou esta quinta-feira que um terço dos professores indicados para corrigir os exames de inglês da Cambridge ainda não tem a certificação necessária, denunciando pressões do IAVE para que seja concluída, apesar do pré-aviso de greve vigente.

Em declarações à agência Lusa, a dirigente sindical da Federação Nacional de Professores (Fenprof) Anabela Sotaia disse que "pelo menos um terço dos professores estará em falta" na lista dos cerca de 2.400 docentes de inglês que deveriam ser certificados para poderem corrigir os exames de aferição de proficiência em língua inglesa da autoria do instituto da Universidade Cambridge.

De acordo com a sindicalista, "de dia para dia há mais professores a aderir à greve" convocada pela Fenprof a todo o serviço à prova de inglês, e cujo pré-aviso abrangia o período de 7 de abril a 6 de maio.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a Fenprof refere que o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) convocou os professores ainda sem certificação ou formação concluída para comparecerem, quinta e sexta-feira, nas instalações do instituto em Lisboa, com o objetivo de realizarem formação presencial.

"Esta formação, caso os professores cedessem às pretensões do IAVE/MEC, seria realizada, uma vez mais, com o prejuízo das aulas dos alunos e desta vez nas instalações do IAVE em Lisboa, com os professores a deslocarem-se de todo o país e com todas as despesas pagas", refere o comunicado da estrutura sindical.


A Fenprof acusa ainda o IAVE de pressão crescente sobre os docentes e as direções das escolas para que se concluam os processos de formação, "indo ao ponto de alguns diretores estarem a ameaçar os professores com eventuais processos disciplinares".

Fenprof Cambridge IAVE Anabela Sotaia instituto da Universidade Cambridge
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)