Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

14 milhões para nova Pediatria

Catorze milhões de euros, sem recorrer às ajudas do Estado. É assim que o Hospital de São João (HSJ), no Porto, espera construir o novo hospital pediátrico para a região até ao início de 2011. Para juntar a quantia, a unidade hospitalar conta com diversos apoios, dos quais se destaca a Fundação Vítor Baía. Por ano, são cem mil as crianças que recorrem àquele hospital para aceder à Pediatria.

26 de Maio de 2009 às 00:30
A Fundação Vítor Baía é um dos principais apoiantes da construção do novo hospital pediátrico do Porto
A Fundação Vítor Baía é um dos principais apoiantes da construção do novo hospital pediátrico do Porto FOTO: José Ferreira

Também ontem o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, durante a apresentação pública do projecto, mostrou-se disponível para ajudar na construção da unidade, cujo concurso público será lançado em meados do próximo mês. "Até ao final de 2010, princípio de 2011 contamos ter a obra realizada", disse ao CM António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do HSJ, num projecto que acrescentará dois andares à ala norte poente. Para o responsável esta é uma maneira de reformular o serviço para poder dar à Pediatria condições de dignidade. "Tínhamos enfermarias sem espaço em que estavam quatro doentes, família, médicos e enfermeiros, todos amontoados".

O novo hospital terá todas as valências e condições especiais para acompanhamento 24 horas pelos pais das crianças e maior privacidade para os jovens.

PORMENORES

CEM MIL UTENTES

Dos cerca de cem mil jovens e crianças que se deslocam ao S. João por ano, 75 mil recorrem à Urgência, três mil ao internamento e vinte mil às consultas externas.

PINTO DA COSTA

O presidente do FC Porto elogiou o trabalho feito pelo hospital definindo-o como ex-líbris do Porto.

SITE ‘O JOÃOZINHO’

Para mais informações sobre o serviço e para todas as crianças usarem foi criado o site www.ojoaozinho.com.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)