Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

1954 professores foram vinculados

Região de Lisboa e Setúbal com mais de metade dos novos professores dos quadros.
19 de Agosto de 2014 às 10:28
Todos os anos os contratados têm de concorrer aos quadros
Todos os anos os contratados têm de concorrer aos quadros FOTO: Rafaela Cadilhe

Os 1954 professores que conseguiram vinculação a um quadro de zona pedagógica têm, em média, 41 anos de idade e 14 anos de serviço a dar aulas. A Direção-Geral da Administração Escolar divulgou ontem as listas definitivas de colocação no concurso externo extraordinário: obtiveram um lugar de quadro 1954 docentes, distribuídos por 21 grupos de recrutamento. Tinham concorrido a este concurso cerca de 40 mil professores contratados. Com a vinculação destes professores, ficam colmatadas "as necessidades reais e permanentes do sistema de ensino".

É no QZP7 - que abrange escolas de Lisboa, concelhos limítrofes e Península de Setúbal - que ficaram vinculados mais professores: 1110. Segue-se o QZP1 (Braga, Porto, Tâmega, Viana do Castelo), com 395 colocados, e o QZP4 (Coimbra e Leiria), com 94 vinculados. De acordo com o Ministério da Educação e Ciência, 92 docentes obtiveram lugar ao abrigo da quota obrigatória de pessoas com deficiência.

Os professores agora vinculados são obrigados a aceitar a colocação na plataforma informática do Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação até às 18 horas de 25 de agosto. Os vínculos têm efeitos a partir de 1 de setembro. Segundo o MEC, contando com os 600 professores que passaram aos quadros no ano passado, "terão sido vinculados por este Governo mais de 2700 professores".

Além do concurso de vinculação extraordinária, está a decorrer a vinculação extraordinária de professores do ensino artístico especializado, com 149 vagas: 98 para as escolas especializadas do ensino da música e da dança e 51 para as escolas secundárias artísticas António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto). Recorde-se que em julho o ministério de Nuno Crato autorizara o destacamento por condições específicas de 2104 professores: 1291 por doença incapacitante do próprio docente, 473 por doença incapacitante de ascendente, 212 por doença incapacitante de descendentes e 128 por doença incapacitante de cônjuge.

educação professores vinculados
Ver comentários