Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Informação do IPMA.
29 de Maio de 2015 às 07:45
Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV
Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV FOTO: Luís Vieira

Vinte e uma regiões do continente e Santa Cruz e Ponta Delgada (Açores) e Funchal (Madeira) apresentam esta sexta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).


O IPMA adianta que as regiões de Santa Cruz e Ponta Delgada (Açores) apresentam igualmente risco alto de exposição, bem como o Funchal (Madeira).


Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.


De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

radiação ultravioleta IPMA
Ver comentários