Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Barreiro e Seixal retomam ligação

Concelhos ficarão unidos por ponte para peões e bicicletas.
Teresa Oliveira 29 de Março de 2016 às 17:05
Já existiu uma ponte ferroviária Seixal-Barreiro: inaugurada em 1923, durou até sofrer um embate de um navio, em 1969
Já existiu uma ponte ferroviária Seixal-Barreiro: inaugurada em 1923, durou até sofrer um embate de um navio, em 1969 FOTO: DR
Os concelhos do Barreiro e do Seixal vão voltar a ter uma ponte, sobre o rio Coina, a uni-los. A ligação para peões e bicicletas deverá estar concluída em 2018 e vai aproveitar a estrutura de uma antiga ponte ferroviária.

Um investimento na ordem dos quatro milhões de euros e que será repartido pelas duas autarquias, que recorreram a fundos comunitários. "Barreiro e Seixal têm uma proximidade histórica que será retomada com esta ponte que não terá mais de um quilómetro", explica ao CM Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro.

Mas para esta união se efetivar, há ainda muito trabalho a fazer. "A obra não será complexa porque o fundamental, os pilares, já existem, mas depois é preciso construir as ciclovias dentro dos concelhos", frisa.

A ponte pedonal com ciclovia dará o impulso a um outro projeto que visa aproximar ainda mais os dois municípios. "Mais a sul, no limite da freguesia de Santo André (Barreiro), será construída uma ponte rodoviária. Este projeto está com a Infraestruturas de Portugal e é também importantíssimo para a região. Um quarto da distância entre os dois concelhos seria reduzida, com forte impacto no desenvolvimento económico dos territórios", refere o autarca. Esta ligação, que também terá um quilómetro, está orçada em cerca de 30 milhões de euros. Não há previsão para a sua conclusão e, de acordo com o autarca, alguns técnicos já admitiram que a travessia poderia ser feita por túnel.

Barreiro Seixal concelhos peões bicicletas ponte
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)