Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Redução no preço das portagens nas antigas Scut

Baixa de preços será para todo o tipo de viaturas.
21 de Abril de 2016 às 01:00
A Via do Infante não é uma ex-Scut do Interior, mas as taxas vão descer FOTO: Pedro Noel da Luz
O Governo vai reduzir o preço das portagens nas ex-Scut do Interior, A23, A24, A25, e ainda na Via do Infante, no Algarve (A22). Segundo apurou o CM, na reunião com as associações de transportes no próximo dia 16 de maio, o Governo poderá anunciar o valor da redução. Quanto à entrada em vigor dos novos preços, não se compromete com datas.

A redução das portagens (que será para todos os tipos de transportes e não apenas para os pesados) poderá atrair mais trânsito e, assim, compensar a perda de receitas. É para isso, de resto, que têm apontado alguns estudos técnicos sobre o impacto dos descontos.

As portagens das ex-Scut constituem a principal fonte de receitas para a Infraestruturas de Portugal (ex-Refer e Estradas de Portugal).

Nos três primeiros meses deste ano, as portagens renderam 75 milhões de euros. Esta entidade vem trabalhando em várias propostas, que tem levado ao Governo, como confirmou ao CM o seu presidente, António Ramalho, aquando da apresentação de resultados de 2015. Além de alterações nos preços , as propostas da entidade contemplam ainda a harmonização de portagens, de forma a que um automobilista saiba quanto paga quando utiliza as várias vias portajadas.


Governo Via do Infante Algarve Portugal António Ramalho transportes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)