page view

Marcha Branca juntou milhares de enfermeiros em Lisboa

Organização estimou em dez mil o número de profissionais de saúde presentes na ação.

09 de março de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Marcha Branca juntou milhares de enfermeiros em Lisboa

Vários milhares de enfermeiros participaram, esta sexta-feira, na Marcha Branca, ação que, num percurso de cinco quilómetros, procurou expressar em Lisboa a "importância" da profissão no sistema de saúde, segundo explicou Sónia Viegas, do Movimento Nacional de Enfermeiros, que estimou em cerca de dez mil o número de participantes.

Embora a marcha não tivesse o foco nas questões laborais, contou com a presença de vários dirigentes sindicais. O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor), Carlos Ramalho, defendeu que os enfermeiros "estão dispostos a lutar até onde for preciso", com ações deste tipo na defesa dos seus direitos. Carlos Ramalho lembrou que em abril haverá uma nova greve, que será "dura e prolongada".

Por sua vez, Lúcia Leite, presidente da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros, referiu que a marcha revela o sentido de união existente "inclusivamente entre os sindicatos".

Posição também partilhada pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. "Os enfermeiros têm hoje uma identidade e um sentido de pertença". No final da Marcha Branca junto ao Hospital de Santa Maria, esteve presente o presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, que defendeu que "as questões laborais dos enfermeiros já deviam estar resolvidas".

Queixa enviada ao Conselho da Europa

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal vai apresentar participações à Organização Internacional do Trabalho e ao Conselho da Europa por violação do direito à greve, disse o advogado do sindicato, Garcia Pereira, que participou na Marcha Branca pela enfermagem.

Chegaram de todo o País em 70 autocarros

SAIBA MAIS

73 912 exercem enfermagem segundo o número de inscritos na Ordem dos Enfermeiros. Destes, 13 175 são homens. Lisboa, com 16 673, Porto (13 742) e Coimbra (5308) são os distritos com maior número de profissionais.

Homenagem a mulher

A Marcha Branca coincidiu com o Dia da Mulher e foi uma forma de assinalar "uma das figuras centrais da enfermagem": Florence Nightingale, enfermeira que no século XIX, na Guerra da Crimeia (Ucrânia), foi considerada pioneira no tratamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8