Consultas de acompanhamento chegam a demorar um ano apesar da patologia requer com frequência ajustamentos na medicação.
1 / 2
A associação dos doentes de Parkinson queixa-se de elevados tempos de espera para as consultas de acompanhamento, que chegam a demorar um ano, lembrando que esta patologia requer com frequência ajustamentos na medicação.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), Ana Botas, reconhece que esta situação "não é de agora", mas refere que continuam a chegar relatos de doentes que se queixam da "elevada espera" nas consultas de acompanhamento, isto é, as que são marcadas após a primeira consulta de especialidade de neurologia.
Em vésperas do Dia Mundial da Doença de Parkinson, que se assinala na quinta-feira, Ana Botas indica que o encaminhamento para a primeira consulta de neurologia está até um pouco melhor, "com um esforço para se cumprirem" os 120 dias de tempo máximo de resposta garantido.
"Mas as consultas subsequentes deviam ter um espaçamento menor", refere a presidente da associação, indicando que os doentes de Parkinson têm descompensações e precisam de ajustar a sua medicação.
Segundo a Associação, na teoria o espaçamento entre consultas devia ser entre quatro a seis meses, "mas há casos que demoram cerca de um ano".
O neurologista Joaquim Ferreira, que é membro do conselho científico da associação, lembra que os doentes de Parkinson devem ser acompanhados por uma consulta específica, com profissionais experientes no acompanhamento destes doentes.
"Há uma recomendação para que sejam seguidos por médicos e outros profissionais de saúde que se dediquem à doença de Parkinson. É diferente do que serem seguidos por uma consulta de neurologia geral", defende o médico e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Mas Joaquim Ferreira entende que a realidade nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde é heterogénea, com disparidades nos tempos em que os doentes são vistos numa consulta mais específica após a primeira consulta de neurologia.
O médico alerta para outro aspeto que envolve os doentes de Parkinson: o acesso a cuidados multidisciplinares, como fisioterapeutas ou terapeutas da fala, é "ainda escasso e com grandes assimetrias no país".
Atualmente, as recomendações internacionais indicam que os doentes devem ser acompanhados por equipas multidisciplinares, onde tenham acesso facilitado a fisioterapeutas, terapeutas da fala ou outros profissionais.
"São raros os serviços de neurologia em que os doentes têm esse acesso da forma mais adequada, que é no mesmo espaço físico (no mesmo hospital ou centro)", explica o neurologista à Lusa.
Joaquim Ferreira considera ainda que em Portugal apenas cerca de um terço dos que seriam candidatos estão a ser submetidos a estimulação cerebral profunda, uma cirurgia que pode ser uma opção de tratamento para doentes para quem a medicação já não é eficaz.
O especialista diz que esta opção servirá apenas cerca de 5% dos doentes de Parkinson numa fase mais avançada da doença.
Não se trata de uma técnica inovadora e já se faz em vários centros hospitalares "com elevada competência".
"Os centros deparam-se é com um problema de alocação de recursos humanos. Há muitos doentes que seriam seguramente candidatos a serem operados e que estão em lista de espera", explica.
Joaquim Ferreira indica que há cerca de 850 já operados em Portugal e estima que sejam submetidos a essa técnica 80 pessoas por ano, quando as estimativas apontam para que 200 doentes por ano necessitariam da estimulação cerebral profunda.
Em Portugal existirão entre 18 a 20 mil doentes de Parkinson e todos os anos são identificados cerca de dois mil novos casos.
A doença pode manifestar-se com vários sintomas, entre eles sintomas motores, como lentidão de movimentos, rigidez muscular, tremor e alterações de postura.
A agência Lusa tentou obter dados oficiais sobre os tempos de espera das consultas de seguimento.
Contudo, não existem dados específicos por patologia, como a doença de Parkinson, além de que apenas há dados centralizados em relação a primeiras consultas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.