Líquidos permitem o transporte de nutrientes para as células e participam nas reações enzimáticas que facilitam a digestão.
1 / 7
Os sintomas da desidratação podem ser sentidos na pele, com a perda de brilho, além de sentir a língua e os lábios secos. O consumo de água é, assim, essencial como princípio básico para uma pele saudável. A água lubrifica os tecidos do corpo e retarda o aparecimento de rugas.
A escolha do tipo de água é uma das tarefas que não levanta dificuldade. A principal diferença é relativa ao pH, e há quem acredite que a água mais alcalina (com um pH mais elevado) é mais benéfica que as menos alcalinas. Este é, contudo, um mito, uma vez que a água mais alcalina não influencia os níveis de pH no estômago.
O consumo de água em quantidades menores ao recomendável conduz a problemas de saúde. O Instituto de Hidratação e Saúde indica um consumo diário recomendável de 1,5 litros para as mulheres, de 1,7 litros para as grávidas e de 1,9 litros para os homens.
Dores de cabeça, fadiga, problemas renais, são alguns dos sintomas comuns a quem não bebe água nas quantidades recomendáveis. Isto porque o consumo de água apresenta um conjunto de funções vitais para o organismo: permite o transporte de nutrientes para as células e a excreção de produtos resultantes do metabolismo, pois através dos rins são libertadas as substâncias de que o corpo não necessita. A água ingerida participa também nas "reações enzimáticas, que facilitam nomeadamente a digestão".
A água faz a regulação da temperatura corporal, ou seja, "quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese afim de libertar calor através da evaporação", revela o Instituto da Hidratação e Saúde. "Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido", acrescenta.
A falta de água pode conduzir à sensação errada de fome e levar ao consumo de alimentos, quando o organismo sente a falta de líquidos.
Consumo de líquidos durante o treino
DISCURSO DIRETO
Leonor Girão, dermatologista
"Mínimo de um litro por dia" CM - A água é decisiva para uma pele saudável?
– Qual a quantidade ideal para beber diariamente?
– Mesmo sem sede é necessário beber água?
Limpar o rosto com toalha macia
Este é um problema de pele em que são desaconselhados os banhos muito quentes, as saunas, e os exercícios físicos intensos. Os medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos não são recomendados. Também na maquilhagem há limitações perante o risco de provocar irritações, pelo que é conveniente obter um conselho de um médico dermatologista.
Na proteção do rosto, o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo no inverno. O sol em excesso é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de manchas e envelhecimento precoce da pele.
Fundamental é que em dias de sol particularmente intenso a opção durante as horas de maior calor (entre as 11h00 e as 16h00) deve ser a de permanecer à sombra. A exposição cuidada ao sol é, contudo, benéfica: estimula a produção de vitamina D.
Rejuvenescimento com recurso a químicos
O peeling químico é uma alteração do pH da pele que visa o rejuvenescimento. Em primeiro lugar é feita a limpeza e depois é aplicado o ácido que atua por alguns minutos, sendo depois neutralizado.
Tratamentos sem risco para o rosto
A radiofrequência e a endermologia são massagens à superfície da pele que visam a renovação facial. Nenhuma destas técnicas deixa marcas. Apenas a primeira pode deixar a cara rosada.
April Ivy: "Prefiro manter o equilíbio"
No Instagram, são várias as fotografias que publica em que as suas curvas sensuais estão em evidência e, para a artista, de 19 anos, não há grandes segredos: há que ter cuidados com o físico e, sobretudo, não descurar as idas ao ginásio.
"Vou ao ginásio três vezes por semana. Tenho um personal trainer que está comigo duas horas por sessão. Estou mesmo a dar no duro", começou por descrever ao Correio da Manhã, adiantando que é mais rigorosa com o exercício do que com a dieta.
Em relação à alimentação, a namorada do craque do Benfica Rúben Dias explica que nem sempre consegue ter disciplina suficiente para optar por alimentos saudáveis.
"Tenho alguns cuidados com a minha alimentação, claro, mas a verdade é que tento não cortar em nada, ou seja, não há alimentos proibidos na minha dieta. Sinto que uma alimentação que não me faça sentir feliz não me vai trazer nada de positivo, por isso, prefiro manter o equilíbrio e comer um pouco de tudo, de forma moderada. Num dia posso comer pipocas e chocolates. No outro alimento-me o melhor possível."
April Ivy revela, ainda, que a confiança é o seu maior trunfo para nunca ter problemas de autoestima. "Sinto-me muito confiante com o meu corpo. O mais importante é estar bem comigo mesma e passar isso aos outros", revela a jovem cantora, que assume gostar da imagem que vê refletida no espelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.