page view

Máscaras e distância de dois metros nas obras

Direção-Geral da Saúde publica orientação com regras de prevenção para o setor da construção civil.

12 de julho de 2020 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Máscaras e distância de dois metros nas obras

Mais de quatro meses após o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, a Direção-Geral da Saúde publicou este sábado uma orientação com as regras de prevenção na construção civil. "Sempre que possível, os trabalhos devem ser realizados garantindo o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas", refere o documento, recomendando um distanciamento superior ao preconizado para as escolas, que é de apenas 1 metro.

Os estaleiros devem ter álcool-gel "em diversos pontos , de fácil acesso" e disponibilizar "água e sabão, papel das mãos e caixotes do lixo em todos os locais partilhados pelos trabalhadores e/ou nas zonas de acesso às instalações". É preciso também "garantir a utilização de máscara", indica a DGS.

Os estaleiros devem ter também planos de contingência para lidar com casos suspeitos de Covid-19 e os trabalhadores devem conhecer esses planos. Os equipamentos de trabalho não devem passar "de mão em mão", devendo ser higienizados antes de serem utilizados por outro trabalhador.

A DGS defende também a criação de "circuitos de circulação próprios" para evitar "cruzamento entre pessoas" e a redução "ao mínimo necessário" das reuniões presenciais.

As instalações sanitárias e vestiários devem ser reforçados e o acesso a espaços de refeições realizado por turnos. Deve ser "restringida a entrada de visitantes no estaleiro" e feito um registo que permita identificar quem entrou e com quem contactou, para encontrar eventuais correntes de contágio.

Portugal pode não estar preparado para o ressurgimento da Covid-19

Entretanto, o grupo de peritos que trabalha com a Direção-Geral de Saúde prevê que o número de infetados deverá começar a subir significativamente três semanas após o início do próximo ano letivo, que arranca a 14 de setembro.

Vacina grátis para novos grupos de risco e grávidas

Vacinação da gripe vai ser em Outubro

Concessionários de praia em apuros

PORMENORES

Alerta para lares

A Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros alertou para a possibilidade de situações semelhantes à ocorrida em Reguengos de Monsaraz (Évora) se repetirem se os lares continuarem a funcionar com "recursos abaixo do mínimo exigido".

Voos para a Bélgica

As restrições impostas pelas autoridades belgas aos voos que chegam de Portugal, com quarentena obrigatória para quem esteve na região de Lisboa, estão a deixar passageiros e companhias aéreas desorientados devido à falta de informação e de acompanhamento.

Medir temperatura

A ANA - Aeroportos de Portugal reconheceu que a medição da temperatura dos passageiros pode causar "alguns constrangimentos em momentos de maior concentração" de voos de chegada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Seis casos na Amareleja

Há mais seis casos de Covid-19 no concelho de Moura, num novo foco da pandemia detetado em Amareleja, onde já se registam nove casos.

Testes em Mogadouro

Os testes à Covid-19 feitos a 22 pessoas do Espaço Mais, em Mogadouro, deram negativo, depois de na quinta-feira se saber de um caso positivo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8