page view

Artigo exclusivo

Mortes por legionella no Norte aumentam para seis

Três mulheres e três homens, entre 75 e 91 anos, morreram e 39 estão internados em três hospitais.

11 de novembro de 2020 às 01:30

1 / 4

Alice Martins morreu vítima de legionella
Alice Martins morreu vítima de legionella Direitos Reservados
Carlos Silva morreu vítima de legionella
Carlos Silva morreu vítima de legionella Direitos Reservados
Deolinda Azevedo morreu vítima de legionella
Deolinda Azevedo morreu vítima de legionella Direitos Reservados
Hospital de Vila do Conde
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

O primeiro caso conhecido foi o de Joaquim Ferreira, 85 anos. Deu entrada no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde com falta de ar e 40 graus de febre, a 29 de outubro, mas o quadro clínico agravou. Foi transferido para os Cuidados Intensivos do Hospital Pedro Hispano, onde perdeu a vida na 5ª feira da semana passada.

Só no Hospital Pedro Hispano já foram diagnosticados 35 casos desde 30 de outubro. Quatro morreram - dois homens e duas mulheres, com idades entre 75 e 89 anos. Vinte permanecem internados, um dos quais em Cuidados Intensivos e três nos Intermédios. Onze já tiveram alta.

Já no Centro Hospitalar da Póvoa/Vila do Conde foram diagnosticados 21 casos, entre os quais morreram dois homens, de 85 e 91 anos. Treze doentes permaneciam esta terça-feira internados e quatro já tinham recebido alta. No Hospital de S. João, no Porto, estavam esta terça-feira internados seis doentes com legionella, dois em Cuidados Intensivos.

Questionada pelo CM, a Direção-Geral da Saúde indica que autoridades e médicos de saúde pública estão a tentar identificar rapidamente o local ou locais de origem do surto.

Surto em região ‘negra’ da Covid pressiona SNS

Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim reuniam 4394 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, nos últimos dados concelhios da Direção-Geral da Saúde (26 de outubro), apresentando, já então, mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Nas últimas semanas, o aumento de casos tem lotado as unidades hospitalares da Área Metropolitana do Porto. O surto de legionella leva, agora, a dezenas de internamentos, baixando a capacidade hospitalar.

"Gera maior pressão sobre o sistema de saúde, mas também sobre o dispositivo de saúde pública, com profissionais que têm de fazer o trabalho de detetive para perceber a origem do surto, o que exige grande magnitude de recursos", disse ao CM o médico Ricardo Baptista Leite.

A Direção-Geral da Saúde pede à população daqueles concelhos para, em caso de dúvida, contactarem o médico assistente, o delegado de saúde, SNS24 ou a autarquia local.

Apelo para fechar janelas dos carros na A28 era falso

A Direção-Geral da Saúde desmentiu uma informação avançada esta terça-feira que indicava que a ‘DGS pede para fechar vidros dos carros na A28’, na sequência do surto de legionella. "Esta declaração nunca foi proferida pela Drª Graça Freitas. A DGS tem pautado a sua atuação pelo combate às fake news, pelo que apela à não propagação dessa informação", indica a entidade.

VÍTIMAS

Alice Martins, 89 anos, Matosinhos

Deu entrada no Hospital Pedro Hispano, quarta-feira, e morreu na madrugada do dia seguinte. O funeral foi na sexta-feira, na igreja de Lavra, em Matosinhos.

Carlos Silva, 85 anos, Vila do Conde

Residente em Fajozes, morreu no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ /Vila do Conde. As cerimónias fúnebres foram realizadas nesta segunda-feira.

Deolinda Azevedo, 75 anos, Vila do Conde

Residente em Vilar do Pinheiro faleceu esta terça-feira, no hospital de Matosinhos. O funeral deverá ser realizado esta quarta-feira, às 11h00, na igreja paroquial de Vilar do Pinheiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8