page view

Artigo exclusivo

Governo obrigado a mudar estratégia de combate à Covid-19 devido a variante britânica

Variante representa 70,6% dos casos. País prepara-se para ajustar a testagem.

09 de abril de 2021 às 01:30

“Não vale a pena tirarmos uma conclusão de que as escolas se comportam de forma diferente do resto do País. O que acontece é que esta variante tem características diferentes e o que importa é ajustar a testagem, as regras de isolamento e a capacidade de resposta a essa diferença e é isso que temos procurado fazer”, explicou Mariana Vieira da Silva.

O governante garantiu que o aumento de casos era previsível tendo em conta o início do desconfinamento. Por essa razão, o Governo decidiu alterar as regras de testagem antecipadamente. Desde o início do desconfinamento (creches, pré-escolar e 1º ciclo reabriram a 15 de março), já foram detetados 47 surtos ativos em estabelecimentos de ensino, “com um total de 422 casos”, avançou ao CM fonte oficial da Direção-Geral da Saúde. São quase metade dos que se registaram, por exemplo, a 18 de janeiro: 78 surtos, totalizando 610 infeções.

Entretanto, e para evitar que se volte a registar números elevados de casos, que obriguem a um travão no desconfinamento, o Ministério da Administração Interna defende um reforço da fiscalização às esplanadas. Em comunicado, o Ministério de Eduardo Cabrita admite encerrar os espaços que não cumpram as normas e responsabilizar os infratores.

Entre 15 de março e 6 de abril, PSP e GNR encerraram 81 espaços por desrespeito e detiveram 55 pessoas por desobediência. Durante este período, foram registadas 12 mil contraordenações (mais na pág. 47).

Neste fim se semana já é possível circular entre concelhos?

Sim, mas ainda vigora o dever de recolhimento domiciliário. Mantém-se a proibição de circular na via pública, exceto para deslocações autorizadas. Arrisca-se a pagar uma coima se não tiver motivo válido.

O que se entende por deslocações autorizadas?

Aquisição de bens e serviços, desempenho de atividades profissionais, motivos de saúde, assistência a idosos, filhos ou dependentes, bem como passeio com animais de companhia são alguns exemplos do que pode fazer.

Já se pode ir almoçar ou jantar fora?

As esplanadas funcionam apenas até às 13h00. Mantém-se a obrigação de quatro pessoas por mesa. Os restaurantes continuam a funcionar apenas em regime de takeaway, sem limitação de horário.

Os supermercados e as lojas têm horário específico?

Os supermercados estão abertos até às 19h00. Quanto às lojas, abrem apenas as que têm até 200 m2, com porta para a rua. Encerram às 13h00.

Os museus estão abertos?

Sim, até às 13h00, tal como monumentos. Cinemas, teatros e salas de espetáculos abrem no dia 19.

Há feiras e mercados? Pode ser praticado exercício ao ar livre?

Há luz verde para feiras e mercados, mas são os municípios que decidem. Exercício pode ser praticado, mas com limitações: até quatro pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8