Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Associação Académica de Coimbra alerta para aumento dos preços do alojamento

Aumento dos preços poderá contribuir para um "abandono massivo" do ensino superior, afirma João Caseiro.
Lusa 28 de Setembro de 2022 às 12:41
Coimbra
Coimbra FOTO: Getty Images
O líder da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, alertou esta quarta-feira que o aumento dos preços do alojamento para estudantes na cidade poderá contribuir para um "abandono massivo" do ensino superior.

No mercado do arrendamento, os preços são cada vez mais "incomportáveis para as bolsas dos estudantes e suas famílias", disse João Caseiro, na abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra (UC), ao advertir também para o risco de haver, no futuro, uma instituição de ensino pública, mas "mais elitista".

O presidente da direção-geral da AAC salientou a importância do ensino superior para o fortalecimento da democracia e defendeu a revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que considerou um "documento arcaico".

Recordou ainda que o atual RJIES "tem prejudicado, sobretudo, a comunidade estudantil", reduzindo a sua representatividade nos órgãos de governo da UC.

Além do presidente da AAC, intervieram na cerimónia o reitor da UC, Amílcar Falcão, e o professor catedrático da Faculdade de Medicina Duarte Nuno Vieira, que proferiu a tradicional "oração de sapiência".

Ver comentários