Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

20 mil fiéis envolvidos na nova evangelização

Cardeal-patriarca celebrou ontem a primeira catequese quaresmal na Igreja dos Jerónimos.
João Saramago 23 de Fevereiro de 2015 às 19:05
António Costa (presidente da Câmara de Lisboa), Maria Fernanda Machete e Rui Machete (ministro dos Negócios Estrangeiros), Henriques Gaspar (presidente do Supremo Tribunal de Justiça), Passos Coelho e Maria Cavaco Silva, na 1.ª fila
António Costa (presidente da Câmara de Lisboa), Maria Fernanda Machete e Rui Machete (ministro dos Negócios Estrangeiros), Henriques Gaspar (presidente do Supremo Tribunal de Justiça), Passos Coelho e Maria Cavaco Silva, na 1.ª fila FOTO: João Santos

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, revelou ontem que a Diocese de Lisboa tem em marcha ações que visam concretizar a nova etapa evangelizadora definida pelo papa Francisco. Na primeira catequese quaresmal, que foi celebrada na Igreja dos Jerónimos, em Lisboa, D. Manuel Clemente precisou que "há mais de mil grupos a refletir a exortação apostólica e a ensaiar ações práticas que concretizem o sonho missionário de chegar a todos".

O cardeal-patriarca acrescentou que "milhares de cristãos, talvez mais de 20 mil, estão envolvidos diretamente neste processo".

"Os resultados obtidos são promissores", adiantou, numa celebração religiosa em que dedicou um cumprimento especial a duas mulheres: à primeira-dama, Maria Cavaco Silva, e à ex-primeira-dama Maria Barroso Soares, "que hoje [ontem] assinalou mais um aniversário de casamento".

No Mosteiro dos Jerónimos decorreu a apresentação de cumprimentos a D. Manuel Clemente. O patriarca de Lisboa foi criado cardeal no dia 14 pelo papa Francisco. A ação juntou na primeira fila da Igreja dos Jerónimos o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o presidente da Câmara de Lisboa e líder do PS, António Costa.

"Como chefe de Governo, prestei homenagem" ao cardeal, afirmou Pedro Passos Coelho no final da cerimónia. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)