Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

21 mil pessoas sem médico de família

A Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios, Seixal, entregou ontem no Ministério da Saúde 40 Livros de Reclamações, com 1000 protestos de utentes descontentes com a falta de condições do centro de saúde local. A população reclama a construção de uma nova unidade. Os livros foram também entregues na Assembleia da República em CD.
7 de Janeiro de 2011 às 00:30
Utentes de Corroios cantaram as Janeiras à ministra da Saúde, Ana Jorge, sob a forma de protesto
Utentes de Corroios cantaram as Janeiras à ministra da Saúde, Ana Jorge, sob a forma de protesto FOTO: Manuel Salvado

Edite Rosa, 52 anos, secretária de direcção, é uma das utentes do Centro de Saúde de Corroios, encerrado a 1 de Outubro de 2010 para obras de melhoramentos. "O centro de saúde não tem condições, não tem elevador nem plataforma elevatória. Os doentes e idosos têm grandes problemas em subir as escadas e, por vezes, os médicos têm de fazer as consultas no hall de entrada. Com o fecho do centro de saúde em Outubro somos obrigados a ir ao posto de saúde de Miratejo, o que implica que 21 500 utentes ficaram sem médico de família", explicou Edite Rosa, que integra a comissão de utentes.

Alfredo Monteiro, presidente da Câmara do Seixal, juntou-se à delegação da comissão de utentes que entregou os Livros de Reclamações. "A construção de um novo centro de saúde em Corroios está previsto há mais de dez anos e já foi anunciado pelo Governo. É uma irresponsabilidade da Administração Regional de Saúde em não avançar com o projecto que tanta falta faz à população", afirmou ao CM o autarca.

A comissão de utentes foi recebida pelo chefe de gabinete da ministra da Saúde, Ana Jorge, que deu como resposta que o novo centro de saúde vai ser construído. Porém, uma resposta definitiva só será dada na próxima semana. "Já estamos fartos de promessas", afirmou o utente João Madeira.

Fonte da autarquia afirma que "a falta de resposta dos cuidados de saúde é agravada pela falta de um novo hospital no Seixal". As propostas para o concurso foram apresentadas em Dezembro.

JANEIRAS CORROIOS SEIXAL ANA JORGE SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)