Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

26 toneladas de legumes grátis

Para afastar as dúvidas sobre a qualidade dos legumes produzidos em Portugal e promover o consumo dos produtos nacionais, a Associação de Produtores de Frutas, Flores e Legumes – PortugalFresh está a oferecer 26 toneladas de pepinos, tomates, pimentos e alface.
11 de Junho de 2011 às 00:30
Associação de produtores de fruta e legumes oferece toneladas de produtos para promover o consumo dos vegetais nacionais
Associação de produtores de fruta e legumes oferece toneladas de produtos para promover o consumo dos vegetais nacionais FOTO: João Santos

Ontem foram distribuídas 14 toneladas, na Feira da Agricultura em Santarém, e hoje vão ser oferecidas mais 12 toneladas, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, às 12h00.

A iniciativa serve para minimizar as consequências causadas pela bactéria E.Coli, que já matou 32 pessoas na Europa e levou a uma quebra do consumo de legumes. No entanto, segundo as autoridades sanitárias alemãs, a origem da bactéria terá estado nos rebentos de soja.

José Canha, director executivo da PortugalFresh, explicou ao CM que o objectivo dos produtores é apelar às pessoas para voltarem a consumir legumes. "Os nossos legumes nunca tiveram problemas e são de boa qualidade", diz o director, adiantando que as festas dos Santos Populares "são propícias para o consumo de saladas". José Canha espera que a comercialização de legumes "volte rapidamente à normalidade".

QUINTA ALEMÃ NA ORIGEM DA BACTÉRIA E.COLI

A Alemanha encontrou a origem da epidemia por E.coli que já vitimou 32 pessoas. O problema está nos rebentos de soja produzidos numa quinta de agricultura biológica na Baixa Saxónia, no noroeste da Alemanha. A Comissão Europeia afirmou que as sementes não foram exportadas para outros países comunitários e que a quinta está selada, garantindo ainda que a soja foi distribuída no mercado interno alemão, estando afastadas as hipóteses de exportação por ser um produto perecível. As análises realizadas a alfaces, pepinos e tomates deram resultado negativo.

E.COLI LEGUMES BACTÉRIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)