Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

300 mil unidades de sangue vão a concurso

O Instituto Português do Sangue (IPS), que está a fazer auditorias para adquirir um certificado de qualidade, segundo as normas europeias, vai lançar um concurso público internacional, até ao fim do ano, para poder vender sangue à indústria para ser transformado.
10 de Agosto de 2011 às 00:30
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi o primeiro a dar o exemplo e deu sangue na praia de Carcavelos
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi o primeiro a dar o exemplo e deu sangue na praia de Carcavelos FOTO: Tiago Petinga/Lusa

O objectivo é aproveitar as cerca de 300 mil unidades de plasma, que até agora não eram usadas, e que em Junho deste ano se soube que, há mais de dez anos, iam para o lixo porque as câmaras de frio para armazenar o plasma não estavam a funcionar.

Segundo o presidente do IPS, Álvaro Beleza, que acompanhou, ontem de manhã, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, num apelo às doações entre os banhistas na praia de Carcavelos, Portugal usa apenas 90 mil unidades das 400 mil que recolhe anualmente.

Ontem em Carcavelos, no concelho de Cascais, o ministro foi o primeiro a dar o exemplo no âmbito da campanha ‘Dador Salvador' e alertou para a importância do gesto. "Como dou sangue, através deste acto normal pretendo assinalar que as pessoas deviam continuar a ter estes actos de generosidade que têm tido", afirmou.

Paulo Macedo deu como exemplo as 400 mil unidades recolhidas em 2010, sublinhando que "demonstra a generosidade das pessoas". Adiantou que a máquina que separa o plasma já está a funcionar e que foi confirmar o facto numa visita ao Instituto Português do Sangue, antes de ir doar sangue.

A campanha ‘Dador Salvador' está a decorrer há uma semana nas praias de Monte Gordo, Quarteira, Carcavelos, Póvoa de Varzim e Figueira da Foz. Até ao momento, já houve 300 dádivas. A unidade móvel da Figueira da Foz contribuiu com 150 doações.

PAULO MACEDO MINISTRO SAÚDE DOACÇÃO CARCAVELOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)