Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

4 milhões de crianças denunciam abusos

A Unicef e a organização Child Helpline International divulgaram relatório "Vozes de Crianças e Jovens".
20 de Novembro de 2013 às 23:25
crianças, abusos, UNICEF, ONU, CHI, violência
crianças, abusos, UNICEF, ONU, CHI, violência FOTO: Jorge Lemos 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Child Helpline International (CHI) anunciaram num comunicado conjunto que, nos últimos dez anos, mais de quatros milhões de crianças e jovens, dos 10 aos 18 anos, recorreram a linhas de apoio para denunciar abusos e violência.

Segundo o relatório, as denúncias de situações de abuso e violência (física, emocional ou sexual) representam um em cada seis contactos feitos para as linhas de apoio. Os dados revelam que a maioria das vítimas que ligam para os números de apoio são raparigas (60%), que grande parte dos abusos descritos são atribuídos a membros da família (58%) e que quase metade dos contactos foram realizados na Europa (46%).

O mesmo documento revela ainda que mais de um milhão de contactos efectuados por menores referem-se a pedidos de ajuda para lidar com problemas na escola, dos quais 250 mil estavam relacionados com "bullying" (violência física e psicológica repetida e intencional).

De todos os pedidos de auxílio, o meio preferencialmente usado foi o telefone, apesar de serem também utilizados o correio eletrónico, as mensagens de telemóvel e os "chats". A CHI é uma rede internacional de linhas telefónicas de apoio a crianças, que conta com 173 membros de 142 países. Em Portugal este serviço é prestado pela SOS Criança, criada a 22 de Novembro de 1988, com o número: 116 111.

crianças abusos UNICEF ONU CHI violência
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)