Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

592 mil pessoas vêm de autocarro do estrangeiro para Portugal

Maior número de passageiros alcançado desde 1990, quando entraram 281 mil pessoas.
Francisca Genésio 30 de Dezembro de 2018 às 12:03
Autocarro tornou-se num meio de transporte para viajar para outros países
Imigrantes aumentaram
Mala de viagem
Autocarro tornou-se num meio de transporte para viajar para outros países
Imigrantes aumentaram
Mala de viagem
Autocarro tornou-se num meio de transporte para viajar para outros países
Imigrantes aumentaram
Mala de viagem
Cerca de 592 mil pessoas viajaram, no ano passado, do estrangeiro para Portugal de autocarro. Mais de metade dos viajantes (355 mil) tinha como país de origem a Espanha. No pódio surgem ainda a França (164 mil) e a Suíça (25 mil).

De acordo com a base de dados Pordata, este é o maior número de passageiros alcançado desde 1990, ano em que surgiu o primeiro registo deste tipo de viagens. Neste ano entraram em Portugal 281 mil pessoas provenientes de outros países. A maior fatia (137 mil pessoas) vinha de França. Viajar de autocarro entre países foi-se tornando cada vez mais popular com o passar dos anos.

Uma das razões que poderá explicar este facto são os preços das viagens, uma vez que não há limite de bagagens, ao contrário do que acontece nos aviões, onde o bilhete estipula um número de bagagens e, por cada mala extra, é preciso pagar mais. Ir de Lisboa para Madrid, em Espanha, de autocarro, custa em média 45 euros. Já o trajeto de Lisboa para Paris, em França, custa cerca de 60 euros e Lisboa - Zurique, na Suíça, custa em média 100 euros.

Aumenta número de imigrantes no País
Pelo quinto ano consecutivo, o número de imigrantes em Portugal aumentou, no ano passado. As estimativas do Instituto Nacional de Estatística indicam que terão entrado no território 36 639 pessoas para residir no País, mais 6714 comparativamente a 2016.

Mais de metade do total destes imigrantes são mulheres e 47 por cento residiam anteriormente na União Europeia e têm idade ativa (15 a 64 anos). Já o número de emigrantes diminuiu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)