Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

70% bebe álcool à noite

Sete em cada dez portugueses que saem à noite consomem sempre álcool, enquanto 13,3 por cento dizem que bebem poucas vezes e 12,2 por cento referem que raramente bebem álcool.
24 de Abril de 2009 às 14:56
70% bebe álcool à noite
70% bebe álcool à noite FOTO: d.r.

Estas são algumas das conclusões do estudo encomendado pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), sobre os hábitos, atitudes e conhecimentos dos portugueses face ao álcool, apresentado esta sexta-feira em Lisboa.

O trabalho, realizado em Março com uma amostra de 842 entrevistas, revela que mais de 63 por cento dos portugueses que saem à noite afirmam procurar ter um consumo reduzido ou moderado, outros 57 por cento dizem que não conduzem sob efeito de álcool e 26 por cento escolhem um condutor designado '100 por cento cool', ou seja, que não tenha bebido.

Quanto às preferências dos portugueses, 65,1 por cento revela que prefere vinho e 38,7 por cento escolhe a cerveja para acompanhar as refeições. Para as saídas à noite, a cerveja é a bebida de eleição de 49,4 por cento dos portugueses, seguida de vodka (46,6 por cento) e bebidas pré-misturadas (43,6 por cento.

A esmagadora maioria dos entrevistas (89,9 por cento) sustentou que o consumo se deve ao facto de apreciarem a bebida.

Ver comentários