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Correio da Manhã

Sociedade
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89% dos professores apoiam entendimento com ME

O porta-voz da plataforma sindical de docentes, Mário Nogueira, revelou esta quarta-feira que 89% dos professores consultados ontem pelos sindicatos apoiaram o entendimento estabelecido com o Ministério da Educação (ME) sobre a avaliação do desempenho.
16 de Abril de 2008 às 15:39
Mário Nogueira
Mário Nogueira FOTO: Pedro Catarino

Em conferência de imprensa, o sindicalista esclareceu que a moção que previa a ratificação do entendimento alcançado com o ME foi discutida em mil agrupamentos de escolas, tendo sido aprovada por 89% dos estabelecimentos.

Assim, os sindicatos assinam quinta-feira uma declaração conjunta com a tutela, a qual prevê que a avaliação de desempenho dos docentes apenas seja realizada, este ano lectivo, para os professores contratados e para os profissionais dos quadros em condições de progredir no escalão.

Esta avaliação assentará exclusivamente em quatro parâmetros: a ficha de auto-avaliação, a assiduidade, o cumprimento do serviço distribuído e a participação em acções de formação contínua, quando obrigatória. O entendimento entre as duas partes estabelece ainda que as classificações ‘regular’ e ‘insuficiente’ só terão efeitos negativos na carreira se foram confirmadas no ano escolar seguinte.                                     

Mário Nogueira referiu ainda que “este entendimento não resolve os problemas da Educação, mas permite resolver alguns problemas concretos, no imediato”, ressalvando que este memorando “não é nenhum acordo com o Governo” e que se mantêm divergências profundas quanto à política educativa do ME.

Razão pela qual a luta dos professores vai continuar, embora de maneira a não prejudicar o terceiro período de aulas. O porta-voz explicou que os únicos protestos que não foram desmarcados foram os regionais, agendados para todas as segundas-feiras à noite, pois estes realizam-se fora do horário de funcionamento das escolas. Com estas manifestações, os professores pretendem mostrar a sua insatisfação face à política levada a cabo no sector da Educação

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