Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

"A Avaliação não está suspensa"

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, reiterou esta segunda-feira que o Governo não vai ceder no diferendo com os professores sobre a avaliação de desempenho. "A avaliação não está suspensa, não pode estar suspensa, está em curso em todas as escolas", disse, em Lisboa, na abertura da conferência internacional 'Matemática - Ensino: Questões e Soluções'.

17 de Novembro de 2008 às 13:42
'A Avaliação não está suspensa'
'A Avaliação não está suspensa' FOTO: Pedro Catarino

A governante revelou que vai continuar a auscultar agentes educativos mas coloca de parte a hipótese de abandonar o modelo. 'Esta semana vou continuar a ouvir os conselhos executivos e todas as instituições educativas. Estou disponível para ouvir e apoiar as escolas a fazer a avaliação, não estou disponível para ajudar a não fazer', afirmou.

A ministra frisou ainda que o despacho que ontem emitiu serviu apenas para esclarecer o Estatuto do Aluno mas que a lei não foi alterada. 'É um despacho clarificador, não altera nada à lei. Havia escolas que estavam a aplicar mal o Estatuto. Não tem sentido que haja medidas correctivas para faltas justificadas', disse.

Já os estudantes defenderam que o despacho foi uma 'vitória' e um 'recuo' do Governo. Ainda assim, ontem houve protestos de estudantes em diversas escolas do País.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)