Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

A beleza das Selvagens, a quem ninguém dá Cavaco

São o território mais a sul de Portugal e durante o ano, apenas duas pessoas habitam nas Selvagens: o faroleiro e a sua mulher. Veja as imagens
19 de Julho de 2013 às 16:30
As ilhas aumentam a zona económica exclusiva de Portugal
As ilhas aumentam a zona económica exclusiva de Portugal FOTO: Nuno Presa Cardoso, director criativo da NOSSA

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A FOTOGALERIA DAS SELVAGENS

A soberania deste sub-arquipélago da Madeira, bem mais perto das ilhas espanholas Canárias (a cerca de 160 km) do que das praias madeirenses (a 280 km), foi disputada no passado entre os países ibéricos, por poder aumentar a zona económica exclusiva nacional (ZEE) em vários quilómetros, apesar de apenas ter uma área de terra pouco superior a 2,5 km².

A ZEE das Selvagens é de 200 milhas náuticas, uma área equivalente a 370 km, que contribui para que Portugal tenha a 10ª maior zona económica exclusiva de todo o mundo.

Foi apenas em 1971 que as Selvagens passaram para o Estado português, tendo sido até então posse privada. Nesse mesmo ano foi considerado reserva natural, sendo a mais antiga do país, o que travou a caça descontrolada na Selvagem Grande e na Selvagem Pequena

Este território foi considerado reserva natural e nestes últimos dois dias recebeu a visita oficial do Presidente da República, Cavaco Silva.

Ao largo das ilhas Selvagens encontra-se também uma expedição que, desde 2011, se dedica a identificar a vida marinha das ilhas Selvagens.

selvagens ilhas arquipélago zona económica exclusiva zee
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)