Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Abusos sexuais abalaram “credibilidade da Igreja”, afirma D. José Ornelas

Bispo de Leiria-Fátima assume gravidade da situação e diz que “muitas pessoas perderam mesmo o interesse em participar na vida da comunidade”.
Isabel Jordão 27 de Março de 2023 às 01:30
D. José Ornelas presidiu à celebração
Missa da peregrinação diocesana foi a primeira do ano celebrada no altar do recinto
D. José Ornelas presidiu à celebração
Missa da peregrinação diocesana foi a primeira do ano celebrada no altar do recinto
D. José Ornelas presidiu à celebração
Missa da peregrinação diocesana foi a primeira do ano celebrada no altar do recinto
“O tema dos abusos sexuais tem abalado muitas pessoas, com grande eco nos órgãos de comunicação e, para muitos, abalou a credibilidade da própria Igreja”, disse este domingo o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, na missa da 90.ª peregrinação diocesana, celebrada no altar do recinto do Santuário de Fátima. O bispo dedicou grande parte da homilia ao tema, reconheceu que “houve e há situações que é preciso mudar” e defendeu que “muitos cristãos” têm “sentimentos de crítica, de preocupação, de desânimo a respeito da Igreja”. “Muitas pessoas perderam mesmo o interesse em participar na vida da comunidade”, garantiu.

D. José Ornelas reiterou o pedido de perdão às vítimas e colocou-se “do lado daqueles que sofrerem esses males tão dramaticamente”, repudiando “esses maus procedimentos que não são nem a generalidade nem o ser da Igreja”, que “não é uma associação de maldizer ou de malfazer”.

Dirigindo-se aos peregrinos que preenchiam o recinto do Santuário de Fátima, na sua maioria provenientes das 75 paróquias da Diocese de Leiria-Fátima, o bispo disse que “é preciso abrir os túmulos do faz de conta, do encobrimento”, e prometeu fazer “tudo para que estas situações não se repitam e para que as nossas comunidades sejam expressão de carinho verdadeiro e espaços seguros para o crescimento dos mais pequenos e mais necessitados de proteção e de ajuda”.

PORMENORES
LEIGO AFASTADO
A lista de nomes entregue pela Comissão Independente a D. José Ornelas indica três padres que já faleceram e dois leigos, “um dos quais, por precaução, foi dispensado das funções que exercia”. O outro não está identificado.

DIOCESE EM FESTA
Todas as paróquias das nove vigararias da Diocese de Leiria-Fátima participaram este domingo na 90.ª peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima. A missa das 11h00 foi a primeira do ano celebrada no altar do recinto de oração.
Diocese de Leiria-Fátima Igreja D. José Ornelas Santuário de Fátima religião crimes sexuais
Ver comentários
C-Studio