Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Acidentes de trabalho matam uma pessoa por dia

As doenças profissionais continuam a ser a principal causa de mortes relacionadas com o trabalho, de acordo com a estimativa da Autoridade para as Condições do Trabalho.
1 de Abril de 2013 às 09:57

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) revelou, esta segunda-feira, que, em Portugal, estima-se que “morra uma pessoa por dia, vítima de acidente ou doença profissional", além do trabalho provocar ainda “incapacidades temporárias ou permanentes”.

Já a nível mundial, as estatísticas apontam para "mais de dois milhões de mortes relacionadas com o trabalho".  A ACT salienta que as doenças profissionais continuam a ser “a causa principal das mortes relacionadas com o trabalho".

"No conjunto de quatro anos, de 2005 a 2008, tivemos cerca de 14 mil casos de doenças profissionais certificadas, com relevância para as provocadas por agentes físicos e as do aparelho respiratório”, afirmou Ana Isabel Machado, diretora do Centro Local do Alentejo Central da ACT.

Em Portugal, o Dia Mundial das Vítimas do Trabalho, que se assinala a 28 de abril, é comemorado paralelamente com o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que tem como objetivo alertar para a prevenção das doenças profissionais.

As comemorações terão lugar em Évora, na próxima quarta-feira.

 

acidente de trabalho profissão trabalho ACT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)