Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Açores com 12 novos casos nas últimas 24 horas e 12 doentes recuperados

Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária.
Lusa 15 de Setembro de 2021 às 13:30
Vacinação Covid-19 nos Açores
Vacinação Covid-19 nos Açores FOTO: Getty Images
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 12 novos casos positivos de covid-19, sendo oito em São Miguel, três na Terceira e um no Pico, e mais 12 pessoas recuperaram da doença, informa esta quarta-feira a Autoridade de Saúde.

No seu comunicado diário a entidade explica que em São Miguel "todos os casos correspondem a transmissão comunitária".

Na Terceira, "dois dos novos casos integram uma cadeia de transmissão local primária preexistente e um outro caso positivo gerou nova cadeia de transmissão, cuja origem está por aferir".

No Pico, o novo caso positivo está ligado a uma cadeia de transmissão local preexistente.

Os novos casos resultam de 856 análises realizadas em laboratórios de referência da região.

Esta quarta-feira há três doentes internados (mais um do que na terça-feira), estando dois no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

Nos Açores não há nenhum doente com covid-19 em Unidade de Cuidados Intensivos.

À data de hoje estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo quatro na Terceira, uma no Pico, uma partilhada entre o Pico e a Terceira, e uma no Faial.

O arquipélago regista atualmente 114 casos positivos ativos, sendo 72 em São Miguel, 21 no Pico, 18 na Terceira e três no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.831 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.502 pessoas e morrido 42.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de setembro, foram vacinadas nos Açores 170.146 pessoas com a primeira dose (71,9%) e 177.122 com vacinação completa (74,8%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A covid-19 provocou pelo menos 4.636.530 mortes em todo o mundo, entre mais de 225,18 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Açores Autoridade de Saúde questões sociais São Miguel Faial pandemia covid-19
Ver comentários