Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Acusada de simular brincadeira sexual

Ana Cristina Roque despediu-se do lar Senhora da Conceição, no Montijo, depois de ter sido acusada de simular um acto sexual com um dos idosos. Em causa está uma situação ocorrida a 4 de Janeiro.
27 de Maio de 2012 às 01:00
Ana Cristina Roque mostra a cicatriz resultante de uma operação à coluna vertebral
Ana Cristina Roque mostra a cicatriz resultante de uma operação à coluna vertebral FOTO: Vítor Mota

A funcionária, de 44 anos, foi vista numa cama, de gatas, em cima de um idoso, alegadamente em brincadeiras sexuais. As testemunhas, duas funcionárias do lar, garantem que o homem tentava libertar-se de Ana Cristina Roque ao mesmo tempo que dizia: "Ai que esta mulher me mata". O homem viria a ser internado no hospital do Montijo poucos dias depois, a 13 de Janeiro, morrendo no dia 21.

A morte do homem e o testemunho das funcionárias constam na nota de culpa com intenção de despedimento assinada pela presidente da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, Elisabete Gomes, que detém o lar.

A funcionária, porém, conta uma versão completamente diferente, afirmando estar a ser "vítima de uma cilada por já não ter saúde para deslocar os utentes". Ana Cristina Roque diz que por excesso de tarefas pesadas "sofreu um acidente de trabalho que a vitimou gravemente". Na sequência desse acidente, a 3 de Junho do ano passado, fez uma "cirurgia com implantação de prótese na coluna vertebral".

Desde 7 de Dezembro último, depois de regressar ao trabalho, conta que para erguer os doentes "era ajudada pelas colegas" ou então colocava-se em cima da cama em posição de gatas, pedindo ao utente para se agarrar à volta do seu pescoço para o conseguir levantar. Estava nessa posição, a 4 de Janeiro, quando, explica, chamou pelas colegas para a ajudarem porque não conseguia içar o utente.

MONTIJO FUNCIONÁRIA LAR IDOSOS BRINCADEIRA SEXO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)