Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Administração Escolar tem nova diretora

Maria Luísa Oliveira exercerá o cargo em comissão de serviço e pelo período de cinco anos.
3 de Outubro de 2014 às 14:51
O nome para o cargo foi designado pelo ministro Nuno Crato
O nome para o cargo foi designado pelo ministro Nuno Crato FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

O ministério da Educação e Ciência (MEC) designou esta sexta-feira a professora Maria Luísa Oliveira como nova diretora-geral da Administração Escolar, na sequência da demissão, em meados de setembro, do anterior titular do cargo.

"No seguimento do resultado do concurso desenvolvido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), o ministro da Educação e Ciência, [...] designou a mestre Maria Luísa Oliveira, para o cargo de Diretora Geral da Direção Geral da Administração Escolar (DGAE)", anunciou o MEC em comunicado.

Maria Luísa Oliveira exercerá o cargo em comissão de serviço e pelo período de cinco anos, acrescenta o MEC.

Maria Luísa Oliveira sucede a Agostinho Pereira, que se demitiu a 18 de setembro, depois de os serviços do ministério terem sido diretamente responsabilizados pelo ministro da Educação, Nuno Crato, no parlamento, pelos erros na fórmula de cálculo das listas de colocação de docentes através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

No parlamento, o ministro da Educação pediu desculpa aos professores, pais, deputados e ao país pelo erro na fórmula de cálculo BCE, que assumiu, atribuindo-o exclusivamente aos serviços do Ministério.

Professora de Geografia desde 1986

Maria Luísa Oliveira é mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Geografia e Planeamento Regional e tem uma pós-graduação em Administração Escolar.

É professora do quadro de Geografia desde 1986, tendo exercido diversos cargos na presidência de conselhos diretivos e administrativos de várias escolas.

Entre 1993 e 2002 fez parte de conselhos diretivos de duas escolas no concelho de Tomar.

Entre 2005 e 2012 foi diretora, presidente do Conselho Pedagógico e do Conselho Administrativo do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar.

É desde 2001 formadora acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua nas áreas de Administração Escolar, Conceção e Organização de Projetos Educativos e Inovação Educacional.

Pertenceu ao Conselho Científico de Avaliação de Professores (2008-2012) e ao projeto "Escolas de Futuro - Boas Práticas de Gestão", da EPIS, como diretora convidada (2009-2013).

ministério da Educação e Ciência MEC MEC Maria Luísa Oliveira Administração Escolar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)