Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Aeroporto de Ponta Delgada duplicou número de passageiros em quatro anos

Espaço, localizado na ilha de São Miguel, celebra no sábado 50 anos.
Lusa 23 de Agosto de 2019 às 15:44
Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada
Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada FOTO: José António Rodrigues
O número de passageiros no Aeroporto João Paulo II (Ponta Delgada) cresceu de 979 mil em 2014, ano anterior à abertura do espaço aéreo entre o continente e os Açores, para 1,905 milhões em 2018, foi esta sexta-feira anunciado.

O aeroporto, na ilha de São Miguel, celebra no sábado 50 anos sobre o dia da sua inauguração oficial, data que será assinalada com um evento dirigido aos passageiros e a todos os que visitem a área pública da aerogare.

Em 1997, o número de passageiros foi de 504 mil, de acordo com a nota de imprensa da ANA -- Aeroportos de Portugal.

Naquela infraestrutura aeroportuária escalam por semana 264 voos para 26 destinos diferentes, incluindo 129 interilhas, 87 para o continente - 65 para Lisboa e 22 para o Porto -, seis para a Madeira, 19 para os Estados Unidos, sete para o Canadá, três para Cabo Verde, Reino Unido e Alemanha, e sete para outros destinos europeus.

Assinalando a efeméride, a ANA - Aeroportos de Portugal e a Vinci Airports promovem a campanha 50 Anos do Aeroporto de Ponta Delgada -- "Só mudámos para melhor", que foi lançada em junho, destacando-se o que "de melhor há nos Açores, do equilíbrio ambiental e da natureza selvagem, à cultura regional e ao desenvolvimento sustentável".

Aberto ao tráfego civil com o nome de Aeroporto de Nordela, em 1969, o atual Aeroporto de Ponta Delgada -- João Paulo II, constitui a "principal porta de entrada do arquipélago do Açores". e a "plataforma de distribuição e concentração de passageiros oriundos de, ou com, outros destinos insulares".

Além da transportadoras aéreas de bandeira SATA e TAP, opera regularmente no aeroporto de Ponta Delgada a 'low-cost' Ryanair, que possuía uma base na ilha de São Miguel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)