Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Aeroportos portugueses movimentaram quase 60 milhões de passageiros em 2019

Valor corresponde a um crescimento de 6,9% em relação ao período homólogo.
Lusa 28 de Janeiro de 2020 às 14:06
Vinci Aeroportos
Aviões
Vinci Aeroportos
Aviões
Vinci Aeroportos
Aviões
Os aeroportos portugueses movimentaram quase 60 milhões de passageiros no ano passado, um crescimento de 6,9% em relação ao período homólogo, adiantou esta terça-feira a Vinci, dona da ANA - Aeroportos de Portugal, em comunicado.

"Os 10 aeroportos em Portugal movimentaram quase 60 milhões de passageiros em 2019, com o tráfego a aumentar 6,9%. Os aeroportos do Porto e de Lisboa, com taxas de crescimento de 9,8% e 7,4%, respetivamente, são dois dos mais dinâmicos da União Europeia", salientou o grupo.

A Vinci informou ainda que "o crescimento do quarto trimestre (6,4%) ficou em linha com a tendência geral do ano".

De acordo com os dados divulgados pela gestora, o aeroporto de Lisboa transportou 31,1 milhões de passageiros, um aumento de 7,4%, e o do Porto atingiu os 13,1 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 9,8%, face ao período homólogo.

Em Faro, o aeroporto movimentou mais de nove milhões de passageiros, um acréscimo de 3,7%, enquanto na Madeira o aumento foi de 0,7%, para 3,3 milhões de passageiros e nos Açores de 6,2%, atingindo os 2,4 milhões de passageiros, face ao ano anterior.

Nas previsões para este ano, a Vinci garantiu que "continuará a trabalhar com o Governo português para converter a base aérea militar do Montijo num aeroporto civil e para modernizar o Aeroporto Humberto Delgado. O objetivo deste projeto é aumentar a capacidade de receber passageiros na capital portuguesa, acomodando o crescimento de tráfego esperado para os próximos anos".

Globalmente, os aeroportos detidos pela Vinci movimentaram 255 milhões de passageiros no ano passado, em 46 infraestruturas, mais 5,7% do que no ano anterior, em 12 países, de acordo com o grupo.

Lisboa Vinci ANA Porto Portugal economia negócios e finanças transportes aviação turismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)