Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Agências de viagens sem saber com o que contar

Empresas esperam por regras de funcionamento. Bruxelas apela à restrição de viagens.
R.O. 10 de Maio de 2020 às 10:02
Com as viagens suspensas, as agências estão atualmente paralisadas
Com as viagens suspensas, as agências estão atualmente paralisadas FOTO: Miguel Baltazar
As fronteiras encerradas, os aviões em terra e os clientes assustados paralisaram as agências de viagens que estão sem saber com o que podem contar. O verão aproxima-se mas "ainda é cedo" para antecipar ofertas e comportamentos, garantem algumas empresas ouvidas pelo CM, recordando que pertencem ao setor mais afetado pela pandemia: o turismo.

As viagens continuam a ser desaconselhadas por praticamente todos os países do Mundo, e por isso também pelas agências, e ninguém sabe até quando irão durar as restrições provocadas pela pandemia. Ainda sexta-feira, a Comissão Europeia apelou aos estados-membros para prorrogarem (mais uma vez) a restrição das viagens não indispensáveis para a União Europeia até 15 de junho.

Agora a solução que está a ser desenhada passa pela oferta interna - e já há quem esteja a telefonar a perguntar - mas mesmo essa tem de dar confiança e garantias de segurança face à Covid-19, como dizem os profissionais do setor. Para já, e sem estarem ainda completamente definidas regras de funcionamento, as agências trabalham com o pouco que têm para a oferta para o verão.

Procura de alojamento no interior do País
Devido à Covid-19, este ano as ferias vão ser diferentes daquilo que os portugueses estavam habituados. No Norte do País, na última semana, começaram a existir mais reservas em alojamentos locais e hotéis no interior, onde existe mais privacidade, tranquilidade e onde é possível contactar com a natureza.

"Já começam a existir reservas para o mês de junho. O Douro, Minho e Trás-os-Montes, são os locais que estão a ser mais procurados. Agora é normal o preço estar mais reduzido e apelativo, mas no futuro irá ser aquilo que o mercado ditar" disse Luís Pedro Martins, presidente do turismo do Porto e Norte de Portugal.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

País Covid-19 economia negócios e finanças turismo questões sociais política coronavirus
Ver comentários