page view

Água mais cara para famílias com filhos

Estudo mostra que agregados maiores pagam mais pela água do que morador vizinho que viva isolado.

17 de novembro de 2016 às 10:56
A carregar o vídeo ...

Água mais cara para famílias com filhos

Duas casas vizinhas no mesmo conselho podem pagar valores muito diferentes por um simples copo de água da torneira. Em grande parte de Portugal, as famílias com filhos pagam mais "per capita" pela água consumida do que alguém que viva sozinho.

O caso está em destaque na imprensa, que relata que há casos de famílias com filhos em que o preço de água por pessoa chega a ser duas a três vezes superior ao cobrado a quem vive sozinho. Os tarifários específicos para famílias alargadas, existentes em 45% de todos os municípios portugueses, ajudam a reduzir a discriminação negativa mas, ainda assim, não o suficiente.

O estudo, feito pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) denuncia que "as famílias maiores consomem mais água e são confundidas como gastadoras, pagando por litro de água mais do que uma pessoa sozinha.

Em Portugal o preço da água é fixado de acordo com escalões, em que os valores vão aumentando conforme maior for o consumo. Os concelhos de Santa Cruz das Flores (Açores), Lajes das Flores (Açores), Crato (Portalegre), Trofa (Porto) e Santo Tirso (Porto) apresentam, no estudo, os piores resultados quanto ao índice de equidade cobrado aos diferentes agregados familiares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8