Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Água quente no Algarve até meados de agosto

Temperaturas oscilam entre os 22 e os 24 graus. Previsão de calor com noites tropicais.
João Saramago 6 de Agosto de 2020 às 09:55
Banhistas na praia da Rocha Baixinha, em Albufeira. Tempo quente vai continuar nos próximos dias
Banhistas na praia da Rocha Baixinha, em Albufeira. Tempo quente vai continuar nos próximos dias FOTO: Nuno Alfarrobinha
O Algarve regista este agosto uma temperatura da água do mar superior ao habitual para esta época do ano, com valores que oscilam entre os 22 e os 24 graus. Para hoje, a indicação no Sotavento algarvio, para a praia de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António é de 23 graus. Por sua vez, no Barlavento, na praia de Alvor (Portimão), há a indicação de 22 graus.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera levantam a possibilidade da água do mar continuar quente até meados do mês. A meteorologista Paula Leitão explicou que é uma situação que ocorre com alguma regularidade na costa Sul do Algarve. Por sua vez, o biólogo Carlos Sousa Reis adiantou que "nem todos os anos a temperatura da água atinge estes valores. Há anos em que fica bastante fria". Segundo o biólogo, "o aquecimento da água junto ao areal resulta da deslocação em direção à costa da massa de água que circula entre Portugal e Marrocos". "Nada tem a ver com a corrente proveniente do mar Mediterrâneo, porque essa desloca-se a cerca de 500 metros de profundidade", esclareceu. 


Associado à água quente está o calor, com a previsão de 33 graus em Faro para o próximo domingo. As noites serão tropicais, com 23 graus.

Previstos 36 graus para o fim de semana
O bom tempo (com temperaturas superiores a 30 graus) vai sentir-se em todo o País, com exceção do Litoral Norte e Centro, e vai prolongar-se pelo fim de semana. As previsões apontam para 36 graus em Évora, Beja e Castelo Branco, 35 em Bragança, 34 em Portalegre e 33 em Faro.

Aviso amarelo para os distritos do Interior
A previsão de altas temperaturas coloca sob aviso amarelo todos os distritos do Interior. O calor e a exposição direta ao sol levantam riscos para a saúde, em particular das pessoas com idade mais avançada e também das crianças. São recomendados chapéu e óculos escuros.

PORMENORES
Bivalves interditos
Em Olhão, a apanha e comercialização de moluscos bivalves foi interdita na área da Ria Formosa em frente à cidade, divulgou o IPMA.

Risco de infeções
O investigador Carlos Sousa Reis referiu que é uma hipótese muito remota sofrer uma infeção por vibrios, bactéria que se desenvolve em águas quentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)