Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Oito mortos e 825 infetados por coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal

665 pessoas estão internadas, 105 delas nos cuidados intensivos. Região de Lisboa e Vale do Tejo concentra 398 dos novos casos.
Correio da Manhã 30 de Setembro de 2020 às 14:02
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Bruno Colaço / Correio da Manhã
Portugal registou nas últimas 24 horas mais oito mortos e 825 novos casos de coronavírus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido diariamente pela DGS, o País tem agora 1971 óbitos e 75 542 casos confirmados da doença. 

A Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) concentra 398 dos novos casos, seguindo-se a região Norte, com mais 294, o Algarve, com mais 41, Região Centro, com mais 82, o Alentejo com mais três casos, o arquipélago da Madeira com mais dois e os Açores com mais cinco.

Atualmente são 665 os internados, mais cinco em relação a terça-feira. Há mais seis pessoas internadas em cuidados intensivos, aumentando para 105.

Até ao momento, 48 530 recuperaram da doença, mais 337 em relação a ontem.

Seis das oito mortes foram registadas na região LVT. As duas restantes foram contabilizadas na região Norte.

Em relação à distribuição dos casos confirmados, 41 264 dizem respeito a mulheres e 34 238 a homens. Quanto às vítimas mortais, 988 correspondem a indivíduos do sexo masculino e 983 do sexo feminino.


Na habitual conferência de imprensa aos jornalistas, a Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que 97,3% dos casos ativos estão em casa.

No período compreendido entre 21 e 25 de setembro o RT foi de 1,07. A região do Algarve é aquela que regista o RT mais elevado (1,16) e o Alentejo concentra o valor mais baixo (0,9).

Temido anunciou que, até agosto, foram realizadas menos 1 milhão de consultas médicas quando comparado com o período homólogo.

Brigadas dos lares

A ministra da saúde avançou que as "brigadas dos lares vão avançar no início de outubro, mas terão menos profissionais do que aqueles que estavam inicialmente previstos". De acordo com Marta Temido, estão destacados, até ao momento, 60 enfermeiros e 200 ajudantes de ação direta.

Camas disponíveis
No dia 29 de setembro a região de Lisboa e Vale do Tejo registava 351 internados em 539 camas disponíveis.
De acordo com a ministra, o Hospital Beatriz Ângelo, do agrupamento Loures-Odivelas, é a unidade hospitalar com maior pressão neste momento devido persistência elevada de casos de Covid-19.

Celebração do 13 de outubro no Santuário de Fátima
A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, anunciou que o Santuário de Fátima vai divulgar, até ao final desta quarta-feira, o parecer das autoridades de saúde.

"Vai permitir presença de peregrinos cumprindo regras de segurança", revelou a diretora-geral.

Adeptos no estáido para jogos piloto da Seleção
quando questionada sobre a presença de adeptos no estádio em dois jogos da Seleção portuguesa de futebol, Graça Freitas afirmou que os eventos servirão para perceber o comportamento das pessoas. "Vamos experimentar uma coisa para ver se resulta, se resulta em segurança", sublinhou.

O projeto piloto vai funcionar como um teste para autoridades de saúde perceberem como estão organizados os circuitos nos estádios, como é que pessoas se distribuem e comportam.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
coronavírus covid-19 infetados recuperados mortos
Ver comentários