Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Caso de meningite bacteriana detetado na Universidade de Coimbra

Aluno em causa "participou no Typomania Festival". Instituição pede que sejam tomadas "medidas preventivas".
Correio da Manhã 6 de Março de 2020 às 08:34
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

Um estudante do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra foi diagnosticado com meningite bacteriana. A revelação foi feito pela própria instituição nas redes sociais, esta quinta-feira.

De acordo com um texto publicado no Facebook, o aluno "participou no Typomania Festival". Após ter sido detetado este caso de meningite "bastante contagioso", a instituição pede que sejam tomadas "medidas preventivas".

Assim, o departamento aconselha a quem tenha participado no evento a tomar um comprimido de Ciprofloxacina 500 mg – fármaco que bloqueia as enzimas da bactéria - até, "mais tarde," sexta-feira.

A instituição tranquiliza ainda as pessoas, referindo que "não há razão para pânico" visto que "a toma do medicamento anula o risco de doença".

Na publicação feita é ainda divulgado o contacto de delegado de Saúde de Coimbra, para onde se pode ligar "em caso de dúvidas".

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges, que são as membranas que protegem o cérebro e a medula espinal. Essa inflamação é, normalmente, o resultado de uma infeção do líquido que se encontra em torno do cérebro e da medula espinal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)